foto

CENTRO HISTÓRICO DA UNIVERSIDADE MACKENZIE

Situado no Edifício Mackenzie, onde foi fundado um dos mais tradicionais núcleos de ensino de São Paulo, o Centro Histórico Mackenzie é parte do projeto cultural que ocupa 800 m2 distribuídos em três pavimentos. No térreo, salas para consulta do seu acervo histórico. No primeiro andar, sala para exibições, auditório e salão nobre de reuniões, restaurado com mobiliário da década de 50. No último andar, os arquivos, laboratórios de recuperação e uma biblioteca.

O Edifício Mackenzie foi construído para abrigar a Escola Americana, fundada pelo missionário presbiteriano americano George Chamberlain, junto com sua esposa, a pedagoga Mary Chamberlain. Ambos receberam uma doação do advogado John Mackenzie e suas irmãs, o que possibilitou a criação da faculdade de engenharia em 1896, que até hoje leva o seu nome. O edifício ainda conserva sua fachada original praticamente intacta. Os tijolos e a madeira, usados em sua construção, projetada em Nova Iorque, chegaram como lastro de navios ao porto de Santos. Estes navios voltavam aos Estados Unidos transportando café.

O Centro expõe várias peças do início da engenharia moderna, tais como uma calculadora de manivela e uma coleção de teodolitos, além de divulgar a história desta antiga e tradicional escola.

Rua Itambé, 45, Prédio 1, Higienópolis, CEP 01239-001
T 2114-8661 / 2114-8134
centrohistorico@mackenzie.br
www.mackenzie.br/centrohistorico.html
Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 19h. Acesso para pessoas com deficiência locomotora. Metrô Santa Cecília. Ônibus e estacionamentos nas proximidades.

:: voltar

foto