foto

DEPARTAMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO - SMC

As origens do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) remontam ao Departamento de Cultura idealizado na década de trinta por Mário de Andrade, Paulo Duarte e Sérgio Milliet. Mário de Andrade ainda chegou a ser diretor dele. Na sua forma atual, estruturado em três divisões técnicas e uma administrativa, existe desde a década de setenta, com a criação da Secretaria de Cultura, antes disso ele havia sido vinculado à extinta Secretaria de Cultura e Higiene.

A Divisão do Arquivo Histórico Municipal é responsável pela custódia, conservação, processamento técnico e divulgação dos documentos históricos produzidos pela administração pública municipal. Está localizado no Edifício Ramos de Azevedo e aberto a consulta.

A administração das casas históricas, bem como a guarda do acervo de bens móveis e dos documentos em suporte fotográfico é realizada pela Divisão de Iconografia e Museus, que administra o Museu da Cidade de São Paulo. O Museu da Cidade de São Paulo é uma instituição que reúne doze edifícios e monumentos tombados na cidade. (ver CASA DA IMAGEM – SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS – MUSEU DA CIDADE DE SÃO PAULO – SMC)

A proteção do patrimônio cultural, histórico arquitetônico e ambiental é exercida pela Divisão de Preservação. O DPH também é o órgão técnico de apoio ao CONPRESP, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo, órgão responsável pelo Tombamento de obras de destacado valor cultural, histórico, urbanístico, ecológico entre outros. No processo de Tombamento o DPH oferece subsídios que instruem os pedidos de tombamento e de intervenções em bens já tombados.

DPH (Divisão de Preservação)
Av. São João, 473, 8º andar, Centro, CEP 01035-000
T 3331-2797
dphpreserv@prefeitura.sp.gov.br
Atendimento: 9h às 17h.

DPH (Divisão de Iconografia e Museus)
Praça Cel. Fernando Prestes, 152, Bom Retiro, CEP 01124-060
T 3396-6047
museudacidade@prefeitura.sp.gov.br
Atendimento: 9h às 17h.

:: voltar

foto