foto

ITAÚ CULTURAL

Fundado em 1987, o instituto foi aberto ao público inicialmente no número 2424 da Avenida Paulista, tendo completado 26 anos de atividade em 2013. A sede atual foi inaugurada em 1995 e permaneceu na avenida que é uma das mais importantes da cidade, mas agora sediado num edifício de autoria do arquiteto Ernest Mange.

Inteiramente voltado para as atividades culturais, este Instituto destaca-se pela intensa programação de música, teatro, literatura, artes visuais, artes cênicas, cinema e vídeo, novos meios de comunicação e design. Buscando preservar a memória cultural brasileira e revelar a recente produção nestas diversas áreas, promove debates, palestras, concertos e mostras, com atuação nacional fortalecida e ampliada, desde o começo dos anos 2000, por meio de atividades realizadas com parceiros institucionais.

Foi a primeira instituição de São Paulo a digitalizar uma imagem, a obra Apóstolo São Paulo, de Almeida Junior, e foi também a primeira instituição da América Latina a disponibilizar banco de dados informatizado para os visitantes, inicialmente com 500 imagens digitais de obras de arte. Hoje sua Enciclopédia Itaú Cultural de Artes visuais é uma referencia nas artes.

Seu edifício hoje possui grande variedade de espaços para as mais diversas atividades, áreas para exposições, teatro, auditórios, salas de oficinas, dependências para pesquisa e produção, Centro de Documentação e Referência, que abriga, além do banco de dados informatizado (o maior do país sobre arte brasileira), coleções em diferentes suportes e a biblioteca.

Av. Paulista, 149, Bela Vista, CEP 01311-000
T 2168-1700 / 1883 / 1782
instituto@itaucultural.org.br
www.itaucultural.org.br
Informações sobre distribuição de produtos e a programação:
T 3238-1777 \1776\ 1915 \1916
Visitação: Terça a sexta, das 9h às 20h. Sábado e domingo, das 11h às 20h.
Acesso para pessoas com deficiência locomotora. Entrada franca.
Metrô Paraíso. Ônibus e estacionamento nas proximidades.

:: voltar

foto