foto

MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA – USP

Criado em 1989 pela integração de duas unidades, o Instituto de Pré-História e o antigo MAE, por iniciativa do Reitor José Goldenberg, quando da fusão dos acervos de Arqueologia e Etnologia do Museu Paulista e do Acervo Plínio Ayrosa, do Departamento de Antropologia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Suas 120.000 peças, aproximadamente, fazem parte de coleções de Arqueologia do Mediterrâneo e Médio Oriente, África, com ênfase na Pré-História brasileira. Este acervo vai da Pré-História aos nossos dias: máscaras, amuletos, armas, cerâmicas, pinturas, adornos, vestimentas, utensílios domésticos, instrumentos musicais e de trabalho.

O MAE possui duas grandes áreas: a científica, voltada para o trabalho científico de Arqueologia e Etnologia, e um segmento voltado para pesquisas no campo da Museologia e da Educação. Realiza também projetos de difusão do conhecimento junto ao serviço de musealização. Faz parte da Divisão Científica o Serviço Técnico de Curadoria, composto pelas equipes técnicas de Laboratório de Arqueologia e Etnologia, de Laboratório de Conservação e Restauro e de Documentação Museológica, que desenvolvem atividades tecnocientíficas básicas e indispensáveis à manutenção e gerenciamento do acervo.

O MAE se destaca não somente pelo seu empenho na preservação histórica, na transmissão da informação e cultura ao público em geral,pela experimentação museológica e, principalmente, pela formação tecnocientífica de profissionais ligados à área. Promove exposições didáticas, kits didáticos (ligados aos temas do acervo), publicações pedagógicas, confecção de roteiros para visitas às exposições, concepção de mobiliário e linguagem de apoio expositivos. Possui um atendimento especial para estudantes do primeiro, segundo e terceiro graus e para o público em geral, realizando cursos e palestras para treinamento de professores.

Av. Prof. Almeida Prado, 1466, Cidade Universitária, CEP 05508-070
T 3091-4905
mae@usp.br
www.mae.usp.br
Visitação: Terça a domingo, das 9h às 17h. Visitas monitoradas.
Acesso para pessoas com deficiência locomotora.
Estação de Trem Cidade Universitária. Ônibus e estacionamento nas proximidades.

:: voltar

foto