foto

MUSEU DE ARTE BRASILEIRA - FAAP

Faz parte da Fundação Armando Álvares Penteado, que desde o seu surgimento, em 1947, sempre esteve ligada às artes, principalmente ao seu ensino e divulgação.

Em 1961 foi inaugurado o Museu de Arte Brasileira, cuja proposta é trazer a público obras significativas para a produção artística nacional. Museu didático, sempre apresentou mostras individuais ou coletivas, algumas retrospectivas, exposições históricas ou temáticas, investigando nossas raízes, bem como as influências estrangeiras que se fizeram sentir no Brasil.

Uma de suas preocupações é a investigação do perfil artístico da produção nacional por meio de sua programação e de seu acervo, e documentar sua própria época e nosso passado. Um exemplo disto foi sua exposição inaugural "Barroco no Brasil". Pelas esculturas, referências à arquitetura barroca, pinturas, imagens, peças de mobiliário, ourivesaria e numismática expostas visualiza-se o barroco de forma integral e como se tornou um elemento formador da mentalidade brasileira.

Encontram-se no saguão do MAB moldagens de trabalhos do Aleijadinho. São remanescentes desta exposição inaugural. Seu acervo conta aproximadamente com 2.500 obras, agrupadas em núcleos: transição do século XIX para o século XX, modernistas*, artistas proletários dos anos 30/40, passagem para a abstração informalista*, geométricos*, primitivos* e a retomada da pintura no fim do século XX.

Destacam-se obras de Lasar Segall, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, José Pancetti, Flávio de Carvalho, Cícero Dias, Ismael Nery, Alberto da Veiga Guignard, Noêmia Mourão, Victor Brecheret, entre tantos outros expoentes. Na frente do prédio da Fundação há um jardim, onde estão expostas esculturas de Nicolas Vlavianos, Bruno Giorgi e Amilcar de Castro, dentre outros.

Rua Alagoas, 903, Higienópolis, CEP 01242-001
T 3662-1662
museu.secretaria@faap.br
www.faap.br
Visitação: Terça a sexta-feira, das 10h às 20h. Sábado, domingo e feriados, das 13h às 17h. Visitas Monitoradas.
Acesso para pessoas com deficiência locomotora.
Metrô Consolação, Metrô Clínicas. Ônibus e estacionamento nas proximidades.

:: voltar

foto