MUSEU HISTÓRICO PROF. CARLOS DA SILVA LACAZ – FMUSP

Criado e inaugurado no ano de 1977. Devido à sua localização, no 4o andar da Faculdade, encontra-se limitado por salas de aulas e laboratórios, ocupando uma área de 395 m2. Possui uma exposição permanente ligada, principalmente, à história da medicina no Brasil.

Seu acervo é composto de móveis (muitos deles fabricados pelo Liceu de Artes e Ofícios), objetos pessoais, aparelhos e instrumental médico, constituindo um panorama da evolução da medicina desde o século XVIII até nossos dias. Complementando esta coleção, há condecorações, medalhas, publicações, fotos, documentos, registros das primeiras cirurgias e transplantes, livros, diplomas e teses.

Além desta parte ligada diretamente à medicina, são expostas obras de Tarsila do Amaral, Samson Flexor, Guto Lacaz, um anjo Gabriel, escultura barroca do século XIX, além das de outros artistas e médicos, ex-alunos ou docentes desta faculdade.

Podem ser requisitados para fins didáticos: História da Medicina, História da Sífilis, História da Neurologia, Símbolos da Medicina.

Sua biblioteca, ligada à área médica, é formada por livros, periódicos, teses e documentos.

Av. Dr. Arnaldo, 455, 4º andar, sala 4306, Cerqueira César, CEP 01246-903
mhistorico@museu.fm.usp.br
www.fm.usp.br/museu
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h.
Entrada franca. Metrô Clínicas. Ônibus e estacionamento nas proximidades.