foto

MUSEU DO FUTEBOL – SME - SEC

Com o objetivo de inserir o futebol como parte da fonte cultural e histórica brasileira, o Museu do Futebol, situado no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu – direciona a atenção do público a apropriação deste esporte pela nação.

Localizado atrás das arquibancadas do estádio, o projeto arquitetônico é assinado por Mauro Munhoz. O arquiteto optou por preservar e expor a arquitetura original do estádio, fruto do perfil arquitetônico da década de 30, período em que foi construído o prédio. O projeto arquitetônico revela as estruturas do estádio, seu avesso, seus interiores. Cada sala deixa aparente a estrutura de concreto do teto, e mostra seu conteúdo por entre o ziguezague das escadarias. O Museu foi inaugurado em 29/09/2008 e já recebeu milhões de visitantes.

Em 15 salas temáticas, divididas por 2 andares, o acervo do museu se baseia principalmente na característica da imaterialidade, considerando as memórias, acontecimentos e representações do futebol em diferentes dimensões. A história do futebol é mostrada ao público por meio de mais de 6h de vídeos, centenas de fotografias e muita interatividade.

A iniciativa da organização deste museu é do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Esportes e da São Paulo Turismo com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. O Museu do Futebol integra a rede estadual de museus de São Paulo.

Praça Charles Miller, s/nº, Estádio do Pacaembu, CEP 01234-010
T 3664-3848 / 3661-2273
contato@museudofutebol.org.br
www.museudofutebol.org.br
Visitação: Terça a domingo, das 09h às 17h. Consultar a agenda do site do museu, pois o horário de abertura é sujeito a alterações conforme calendário de jogos no Estádio do Pacaembu.
Visitas monitoradas. Estação Clínicas. Ônibus e estacionamento nas proximidades.

:: voltar

foto