MUSEU FLORESTAL OCTAVIO VECCHI - SMA

Localizado no Parque Estadual Alberto Loefgreen, conhecido como Horto Florestal, exibe mostruário de madeiras, principalmente do Estado de São Paulo, sob diversas formas: estruturas da própria construção do prédio, móveis, pranchas, entalhes, esculturas, quadros artísticos e outros objetos de arte, peças gráficas, peças industrializadas, amostras de plantas e sementes da flora paulista, etc.

Integrado ao Instituto Florestal, com importantes atribuições ligadas à pesquisa, experimentação e desenvolvimento de técnicas silviculturais, visando principalmente a conservação, a exploração racional das diversas regiões ecológicas do Estado e a realização de investigações sobre a biologia da fauna silvestre.

O Instituto tem prestado relevantes serviços quanto à introdução de espécies arbóreas, produção de sementes, melhoramento genético florestal, hidrologia florestal, ecologia humana e muito mais. Seus diversos laboratórios, como os de Anatomia da Madeira, de Hidrologia Florestal em Área de Mata Atlântica (Município de Cunha), têm realizado pesquisas de grande importância. Outra atribuição do Instituto é manter algumas publicações ligadas à sua área, folhetos educativos, publicações avulsas e a Revista do Instituto Florestal.

O acervo possui objetos de madeira, mobiliário antigo e amostras provenientes de construções antigas e é formado por diversas coleções: o Herbário Dom Bento Pickel (exsicatas* de espécies florestais), a Xiloteca Octávio Vecchi (amostras de madeiras), o Laminário (seções anatômicas de madeiras), o Insetário, o Acervo de Cartas Topográficas, entre outros itens.

Várias áreas físicas são gerenciadas pelo Instituto Florestal: Parques Estaduais, Estações Ecológicas, Reservas Estaduais, Estações Experimentais, Florestas Estaduais, Hortos Florestais, Viveiros Florestais.

Rua do Horto, 931, Horto Florestal, CEP 02377-000
T 2231-8555 r. 2063 / 2053
www.iflorestal.sp.gov.br/museu/index.asp
Visitação: Terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.
Domingo, das 10h às 15h30. Visitas monitoradas.
Acesso para pessoas com deficiência locomotora. Entrada franca.
Metrô Santana. Ônibus e estacionamento nas proximidades.