foto

MUSEU GEOLÓGICO VALDEMAR LEFÈVRE – MUGEO – SEMA

O museu, que pertence ao Instituto Geológico da Secreta¬ia de Estado do Meio Ambiente, surgiu a 4 de novembro de 1967 e após alguns anos de inatividade foi reinaugurado em 1994. Originou-se da Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo, criada em 1886 com o objetivo de realizar pesquisas e levantamentos sobre o interior de São Paulo. Esta Comissão era composta por profissionais renomados, dentre eles Teodoro Sampaio e Alberto Loefgreen.

Seu acervo reúne rochas, minerais, fósseis de animais e vegetais, equipamentos geológicos do século passado, além de fotos ("Os Rios da Comissão Geográfica e Geológica – 1886 a 1910, entre outros) e mapas. Algumas destas peças são especialmente importantes, como os fósseis de morcego e de preguiça gigante, o meteorito Avanhandava* e muitos outros que compõem coleções diversas.

Extraordinariamente, são desenvolvidas atividades direcionadas a estudantes de todos os níveis e também a crianças deficientes: oficinas, mostras de vídeos, cursos e exposições temporárias. As oficinas, ministradas pela equipe do museu, visam a valorização do meio físico no contexto ambiental, por intermédio dos sentidos (tocar, cheirar e descobrir o sabor dos minerais), buscando-se novos conceitos e a relação de equilíbrio entre a natureza e o homem. Por sua localização privilegiada o visitante pode também desfrutar do Parque Fernando Costa – Água Branca.

Av. Francisco Matarazzo, 455, prédio 42, Água Branca, CEP 05001-300
T 3872-6358 / 3673-6797
mugeo@igeologico.sp.gov.br
www.mugeo.sp.gov.br
Visitação: Terça a domingo, das 9h às 17h. Visitas monitoradas.
Metrô Barra Funda. Ônibus e estacionamento nas proximidades.

:: voltar

foto