foto

MUSEU DO INSTITUTO BIOLÓGIO - MIBIO

Depois de passar por seis diferentes sedes, o Instituto Biológico foi instalado no prédio de pedra rósea da Avenida Rodrigues Alves, numa área de 239.000 m2. É um marco de referência da Vila Mariana, com linhas e ângulos retos, vidros geometricamente dispostos e telhado escondido por torres. O projeto é do engenheiro Mário Whately e acompanha o movimento modernista do início dos anos 20 estilo Art Déco. É um retrato da cidade moderna, da São Paulo das chaminés, das fábricas e dos arranha-céus. Totalmente despojado de ornatos, é simples e funcional, visando atender às necessidades de seus usuários: cientistas, técnicos, preparadores, funcionários e trabalhadores. Possui seis pavimentos onde se distribuem os serviços de Biologia Animal e Biologia Vegetal. Variada biblioteca, aberta ao público em geral, oferece publicações voltadas ao seu campo de ação.

O Instituto Biológico nasceu a 26 de dezembro de 1927, em decorrência da necessidade de se debelar a Praga Cafeeira que assolava as plantações "Ouro Verde", responsável pela punjança econômica do Estado. Sua filosofia continua sendo a de pesquisar, orientar e combater os males que ameaçam plantações e criações. O acervo é formado por quatro coleções: Anatomia Patológica, Fitopatologia, Entomologia Agrícola e Museu Histórico (aparelhos, peças, fotos e documentos). São oferecidos cursos sobre Sanidade Animal e Vegetal, Educação Ambiental e Museologia.

O MIBIO – Museu do Instituto Biológico, novo e importante passo, tem por objetivo proporcionar exibições, atividades científicas, educacionais e culturais, além de lazer, reuniões e oficinas de Educação Ambiental. Ao lado do prédio do Instituto, estão previstas a formação de uma minifazenda, e de uma mini-trilha ecológica, com atendimento especializado a pessoas com necessidades especiais de aprendizado (deficientes físicos ou mentais), um fichário com peças biológicas manuseáveis, textos, tabelas, gráficos e fotos e um laboratório experimental.Com a preocupação de defesa da qualidade de vida da comunidade, o museu é uma verdadeira escola de Ciências Biológicas, de Educação Ambiental e de Cidadania.

Rua Amâncio de Carvalho, 546, Vila Mariana, CEP 04014-080
T 5087-1703 / 5087-1790
mibio@biologico.sp.gov.br
www.biologico.sp.gov.br/museu.php
Visitação: Terça a domingo, das 09h às 16h. Visitas monitoradas.
Entrada franca. Ônibus nas proximidades.
Estacionamento acessível a deficientes físicos.

:: voltar

foto