MUSEU DA IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA

A Santa Casa, como instituição, existe há mais de 400 anos. A de São Paulo foi instalada primeiramente no Largo da Misericórdia, passou para a Rua da Glória e, finalmente, em 1884, para a Rua Dr. Cesário Motta, onde se encontra até hoje. Seu prédio destaca-se pela extensão, harmonia de linhas, emprego de tijolos aparentes formando ogivas, extensos corredores, janelas e portas de pinho de riga e agradável jardim interno. Há aproximadamente quinze anos foi criado o Museu, formado pelas seções artística, histórica e médica. Seu acervo é composto de móveis, paramentos sacros, aparelhos médicos os mais variados, importante documentação da Campanha do Ouro para o Bem de São Paulo, livros, registros de fatos importantes, retratos de personagens ligados à história da Santa Casa, além da muito famosa "Roda dos Expostos" – cilindro de madeira, com abertura voltada para a rua, onde eram colocadas as crianças rejeitadas. A seção artística possui gravuras, esculturas, pinturas, fotografias de importantes artistas, tais como Almeida Júnior, Oscar Pereira da Silva, Käthe Kollwitz, entre outros.

Rua Dr. Cesário Motta Júnior, 112, Vila Buarque, CEP 01221-900
T 2176-7025 / 2176-7000 r. 5008
museu@santacasasp.org.br
www.santacasasp.org.br/museu/index.asp
Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 16h30.
Metrô Santa Cecília. Ônibus e estacionamento nas proximidades.