MUSEU LASAR SEGALL – IBRAM - MINC

Inaugurado oficialmente em 1967. Em 1970 é constituída a Associação Museu Lasar Segall, fundada por Oscar e Maurício Segall que, na ocasião, doaram a parte mais valiosa e significativa do acervo, além do prédio e recursos móveis e imóveis para implantação do museu. O Museu só seria definitivamente aberto em 1973.

Está instalado na antiga residência e ateliê de Lasar Segall, uma casa modernista de linhas retas e arquitetura arrojada, projetada em 1932 por Gregori Warchavchik, arquiteto russo radicado em São Paulo, um dos precursores da construção moderna no país, também responsável por diversos projetos, como o da Casa Modernista e o da Casa da Rua Itápolis, importante marco da Semana de Arte Moderna.

O prédio do Museu é um belo exemplo da arquitetura moderna, reunindo ambientes aconchegantes, propícios ao aprendizado e à reflexão.

O acervo é constituído de obras da produção artística, extenso arquivo documental e fotográfico, peças de mobiliário em madeira desenhadas por Segall em 1932, instrumentos e materiais de trabalho e objetos de seu uso pessoal. As obras de arte estão dispostas segundo as diversas fases atravessadas pelo artista.

Lasar Segall, nascido em 21 de julho de 1981, na comunidade judaica de Vilna, capital da Lituânia, na época sob domínio da Rússia czarista. Passou por muitas cidades européias antes de se fixar no Brasil. Aqui, paisagens, flora, tipos físicos, arquitetura e tradições brasileiras marcaram profundamente sua arte.

Deve-se ressaltar que este museu abriga a obra de um único artista. Dinâmico em sua relação com o público, procura desenvolver atividades criativas: centro de gravura, oficinas de redação, atividades em torno de música e cinema, além de fotografia.

Rua Berta, 111, Vila Mariana, CEP 04120-040
T 2159-0400 / 2159-0449
info@mls.gov.br
www.museusegall.org.br
Visitação: Diariamente das 11h às 19h. Fechado às terças-feiras. Acesso para pessoas com deficiência locomotora.
Entrada franca. Metrô Santa Cruz. Ônibus e estacionamento nas proximidades.