foto

PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO - SEC

Situada num dos bairros historicamente mais importantes da cidade, a Pinacoteca está cercada de instituições culturais que tornaram este eixo muito relevante no cenário artístico e cultural da cidade de São Paulo. Nele se encontram o Museu de Arte Sacra, a Estação Júlio Prestes (com a Sala São Paulo), Arquivo Municipal (Ed. Ramos de Azevedo), antigo prédio do DOPS, onde hoje temos o Memorial da Resistência, além do Parque e da Estação da Luz e do Teatro São Pedro.

O Edifício da Pinacoteca foi projetado por Domiciano Rossi e por Ramos de Azevedo para sediar o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Em seus 100 anos de existência, abrigou diversas instituições além do Liceu, Escola de Belas Artes, Ginásio do Estado, Escola de Arte Dramática e até mesmo, duas vezes, as Forças Armadas. Em 1930, foi transformado em hospital militar getulista e em 1932 foi ocupado pelo Batalhão Santos Dumont. Vizinho ao Parque e à Estação da Luz (1869), o prédio, inacabado com relação ao projeto, destaca-se ao longo da grande avenida, como um dos muitos exemplos do ecletismo em arquitetura.

O edifício passou, em 1992, por grandes reformas, que o adaptaram às necessidades de um museu moderno com seu importante acervo. A reforma é de autoria do arquiteto Paulo Mendes da Rocha e o projeto de iluminação, de Piero Castiglioni (o mesmo do Museu D’Orsay e do Palazzo Grassi de Veneza).

Recentemente, a Pinacoteca tem ocupado para algumas de suas exposições o Pavilhão Manoel da Nóbrega, no Parque Ibirapuera, como também o Parque da Luz, com exposições de esculturas ao ar livre.

Seu acervo já possui mais de 9.000 obras, exemplares da arte brasileira dos séculos XIX e XX, com destaque para Pedro Alexandrino, José Ferraz de Almeida Júnior, Oscar Pereira da Silva, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e contemporâneos já consagrados. Merece destaque especial sua coleção de esculturas de Rodin, Antoine Bourdelle e Aristide Maillol, todos de renome internacional.

A Pinacoteca promove, além das exposições permanentes de seu acervo, exposições de artistas nacionais e internacionais, de coleções que abrangem assuntos, estilos e períodos os mais variados. Possui o auditório “Alfredo Mesquita” para palestras ou projeções de filmes e vídeos e centros de restauro, museologia e pesquisa.

Praça da Luz, 2, Luz, CEP 01102-000
T 3324-1000
pinasp@uol.com.br
www.pinacoteca.org.br/pinacoteca
Visitação: Terça a domingo, das 10h às 17h30 com permanência até às 18h. Quinta das 10h às 22h. Visitas monitoradas.
Acesso para pessoas com deficiência locomotora.
Entrada franca aos sábados. Metrô Luz. Estação de Trem Luz. Ônibus e estacionamento nas proximidades.

:: voltar

foto