foto

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO – CCSP – SMC

Localizado num moderno edifício de autoria de Eurico Prado Lopes e Luís Benedito Telles. Execução do engenheiro Dário Eloi Cabral. O prédio recebeu o prêmio "Paulo Fragoso – 1982".

Encontra-se na região do vale do Rio Itororó, onde havia fazendas, quilombos famosos pelo açoite de escravos, mais tarde chácaras, e finalmente a Rua Vergueiro e a Avenida 23 de Maio.

Em 1974, elabora-se um projeto para a construção de um centro empresarial substituído, em 1978, pelo de uma biblioteca municipal, surgindo finalmente a idéia do Centro Cultural São Paulo, inaugurado em 1982. São 46.500 m2 de arrojada construção arquitetônica que utiliza concreto aparente, aço, vidro, tijolo e amplo jardim interno, com extensos espaços, que priorizam a transparência e a horizontalidade.

O Centro Cultural reúne auditórios (teatros Adoniram Barbosa, Paulo Emílio Salles Gomes e Lima Barreto), Espaço Flávio Império, salas de ensaios, cinemas, Discoteca Oneida Alvarenga, fitoteca, biblioteca, hemeroteca, gibiteca, fototeca, mapoteca, áreas para exposições, oficinas de arte, laboratório audiovisual, gráfica, depósito e restauro de livros, oficinas de madeira e metal. A Biblioteca Sérgio Milliet, uma das mais importantes do Brasil, é muito freqüentada e possui uma seção infanto-juvenil e uma de livros em Braille.

Quanto ao acervo, a "Pinacoteca Municipal" tem aproximadamente 1.800 obras de arte brasileira, dos fins do século XIX à atualidade (pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, objetos). Exposições temporárias e permanentes voltadas à produção artística nacional. O Centro Cultural oferece sempre uma intensa variedade de espetáculos.

Rua Vergueiro, 1000, Liberdade, CEP 01504-000
T 3397-4002
ccsp@prefeitura.sp.gov.br
www.centrocultural.sp.gov.br
Visitação: Terça a domingo, das 10h às 20h. Sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h. Acesso para pessoas com deficiência locomotora.
Metrô Vergueiro. Ônibus e estacionamento nas proximidades.

:: voltar

foto