foto

FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

Em 1996, dois grupos de trabalho foram criados pela Secretaria de Estado de Energia de São Paulo, atitude pioneira no Brasil, com a finalidade de constituir uma Fundação com o acervo recebido das empresas energéticas: Comgás, Eletropaulo e Cesp. Em 1998, foi criada a Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo atualmente denominada Fundação Energia e Saneamento. De natureza variada, inclui construções, objetos museológicos (cerca de 2.500 peças), documentação arquivística (cerca de 250.000 fotografias e recortes de jornais e revistas) e bibliográfica (20.000 títulos). Estes documentos abrangem o período de meados do século XIX aos anos 90 e podem ser pesquisados por meio de Consulta Online.

A Fundação está localizada dentro da agência central da Eletropaulo. Possui uma biblioteca especializada na história e desenvolvimento da energia no Estado de São Paulo e um banco de dados, Enerbíblio, com cerca de 15.000 títulos.

Integram a Rede de Museus da Energia: o Museu da Energia de Itu, o Museu da Energia de Jundiaí, o Museu da Energia de Rio Claro, o Museu da Energia de Salesópolis, o Museu da Energia de São Paulo, a Usina-Parque de São Valentim e a Usina-Parque do Jacaré.

Além de organizar exposições temporárias nas várias unidades de museus da rede a FES também organiza projetos especiais (Espaço das Águas, Ecoturismo Caminhos do Mar, Memórias do Gás, Museu da Memória Regional) que permitem à instituição cumprir sua função social e ser também reconhecida como o braço social e cultural de empresas ligadas aos setores de energia e saneamento.

Na seção Material Educativo encontra-se dois tipos de materiais de referência disponíveis para consulta e download: materiais de apoio diversos,com ilustrações e sugestões de temas que educadores podem utilizar em sala de aula, além de artigos produzidos pela equipe técnica da Fundação ou pesquisadores ligados ao estudo da energia.

Al. Cleveland, 601, Campos Elíseos, CEP 01218-000
T 3333-5600
pesquisa@energiaesaneamento.org.br
www.museudaenergia.org.br
Visitação: Terça a sábado, das 10h às 17h. Visitas monitoradas.
Acesso para pessoas com deficiência locomotora.
Entrada franca. Ônibus e estacionamento nas proximidades.

:: voltar

foto