foto

INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS – IEB – USP

Criado em 1962 pelo Prof. Sérgio Buarque de Holanda, é um centro interdisciplinar de pesquisa e documentação, voltado para a histriografia e para a cultura brasileira. Está instalado desde 1993, em uma sede de 2.800 m2, dos quais 1.800 m2 dedicados ao acervo.

Reconhecido no país e no exterior, o IEB possui grande experiência em pesquisa, no trato e exploração de seu acervo. Composto de livros, arquivos pessoais ricos em anotações e manuscritos, recortes e fotografias, resenhas, partituras do século XVI ao XX; de manuscritos, cartas, fotos, recortes e outros documentos guardados por escritores, historiadores e artistas brasileiros; de desenhos, gravuras, pinturas e esculturas, seu acervo contém verdadeiras preciosidades. Dentre elas, o livro mais antigo existente hoje na USP, a “Crônica de Nuremberg”, de 1493.

O Acervo da Coleção de Artes Visuais possui cerca de 2.000 obras, das quais fazem parte as coleções: Mário de Andrade (artes plásticas, imagens religiosas, passos, caricaturas); Anita Malfatti (cadernos com desenhos); Maria Thereza Lemos de Arruda Camargo (instrumentos musicais populares brasileiros); Bernardino Ficarelli (aquarelas, desenhos, cadernos de estudo e documentos); Mariana Quito (gravuras); Carlos Alberto Passos e Graciliano Ramos.

O IEB desenvolve diversas atividades: exposições permanentes e mostras periódicas, pesquisa, documentação de obras e artistas, conservação, documentação, além de colaborar com pesquisadores e instituições. Sua biblioteca conta com cerca de 100.000 volumes e arquivo com 250.000 documentos. É um centro de estudos que merece uma visita tranqüila e profunda. Local indispensável para pesquisadores, estudiosos e amantes da cultura.

Av. Prof. Mello Moraes, travessa 8, 140, Cidade Universitária,
CEP 05508-900
T 3091-3199 / 3091-1149
colecieb@edu.usp.br
www.ieb.usp.br/
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Visitas monitoradas.
Acesso para pessoas com deficiência locomotora.
Estação de Trem Cidade Universitária. Ônibus e estacionamento nas proximidades.

:: voltar

foto