MUSEU DE ANATOMIA HUMANA PROF. ALFONSO BOVERO - USP

Faz parte do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Foi criado em 1914, ano em que o Prof. Alfonso Bovero, italiano, assumiu a cadeira de Anatomia Descritiva da recém criada Faculdade de Medicina de São Paulo. Nos anos posteriores, seus alunos colaboraram para que este acervo fosse transformado em museu anatômico. Atualmente, encontram-se expostas 1.100 peças conservadas por diversos métodos e catalogadas de acordo com os aparelhos que constituem o corpo humano. O acervo conta também com aproximadamente 300 peças, que são expostas em Feiras de Ciências, em escolas de primeiro e segundo graus, utilizadas em aulas práticas. Soma-se a este acervo uma coleção de 400 crânios destinados a pesquisas nas áreas da Medicina, Odontologia e Antropologia. É um museu muito visitado por escolas.

Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Edifício Biomédicas III, Cidade Universitária,
musanato@icb.usp.br
www.icb.usp.br/museu/
Visitação: terça a sexta, das 14h às 16h. Mediante agendamento prévio. Acesso para pessoas com deficiência locomotora. Estação de Trem Cidade Universitária. Ônibus e estacionamento nas proximidades.