foto

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA – MAC - USP

Criado em 1963, quando Francisco Matarazzo Sobrinho doou à Universidade de São Paulo o acervo que constituía originalmente o Museu de Arte Moderna e a coleção particular sua e de sua esposa, Yolanda Penteado. Conhecido pelo seu dinamismo, foi também um dos fundadores do Teatro Brasileiro de Comédia e presidente das memoráveis comemorações do IV Centenário de São Paulo.

A sede do MAC na Cidade Universitária funciona desde 1975. Nos anos 40, logo após a segunda Grande Guerra, foram doadas dez obras de importantes artistas, dentre os quais Aleksander Calder, André Masson, Max Ernst, Fernand Léger, George Grosz, Marc Chagall, núcleo inicial do acervo, o primeiro especializado em arte do século XX, criado na América Latina. Também a experiência artística brasileira está bem representada. Obras de Lygia Clark, Waldemar Cordeiro, Hélio Oiticica, Abraham Palatnik, Tarsila do Amaral, Wega Nery e tantos outros.

A Bienal de São Paulo muito contribuiu para a formação deste acervo, transferindo para ele obras premiadas em suas primeiras edições. Um dos exemplos é a "Unidade Tripartida", de Max Bill. Doações de coleções particulares, como as de Theon Spanudis, Yolanda Mohalyi e Pola Rezende, assim como as realizadas por artistas, enriqueceram seu acervo, que hoje possui mais de 8.000 obras, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos e trabalhos conceituais.

Possui Biblioteca e Centro de Documentação especializados em artes plásticas do século XX – cerca de 5.000 livros, 30.000 catálogos, 120 títulos de periódicos e jornais, além de uma hemeroteca e 19.000 slides à disposição do público. Oferece ateliês voltados para a terceira idade e para crianças, como também cursos de arte, história da arte, conferências, palestras e exibição de vídeos.

O MAC possui três sedes na cidade: na Cidade Universitária onde predominam exposições do acervo, a sede do MAC do Parque Ibirapuera, as exposições temporárias e sua nova sede também na região do Parque Ibirapuera. As sedes do MAC encontram-se em locais tranquilos, arborizados e culturalmente importantes.

MAC USP – Sede Cidade Universitária
Rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, CEP 05508-900
T 3091-3039 / 3812-0218
mac@usp.br
www.mac.usp.br
Visitação: Terça e Quinta, das 10h às 20h horas. Quarta, Sexta, Sábado, Domingo e Feriados, das 10h às 18h, Acesso para pessoas com deficiência locomotora.
Entrada Franca. Estação de Trem Cidade Universitária.
Ônibus e estacionamento nas proximidades.

MAC USP – Sede Parque Ibirapuera
Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º piso, Parque do Ibirapuera, CEP 04094-000
T 5573-9932
mac@usp.br
www.mac.usp.br
Visitação: Terça a domingo das 10 às 18 horas. Visitas monitoradas.
Acesso para pessoas com deficiência locomotora. Entrada Franca.
Ônibus e estacionamento nas proximidades.

MAC USP – Nova Sede
Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, Parque Ibirapuera, CEP 04094-050
T 5573-9932
mac@usp.br
www.mac.usp.br
Visitação: Terça a domingo das 10 às 18 horas.
Entrada Franca. Ônibus e estacionamento nas proximidades.

:: voltar

foto