foto

MUSEU BOTÂNICO DR. JOÃO BARBOSA RODRIGUES – SEMA

Inaugurado a 15 de março de 1942, recebeu este nome em homenagem ao centenário do nascimento do grande botânico brasileiro que estudou a nossa flora.

Possui as seguintes áreas físicas: reserva do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, Jardim Botânico de São Paulo, Reserva Biológica de Paranapiacaba, Reserva Biológica de Mogi-Guaçu; e os laboratórios de ficologia, fitoquímica, micologia, orquídeas, plantas ornamentais, sementes, taxonomia.

Possui três grandes coleções: herbário do Estado Maria Eneyda P. Kauffmann Fidalgo, Orquidário do Estado e Jardim Botânico de São Paulo.

Em seu museu há exsicatas dos ecossistemas do Estado, coleção de extratos vegetais, fibras, óleos, madeiras, sementes, fungos, algas e fotografias. Biblioteca com cerca de 6.626 livros, 333 teses e mais de 2.000 títulos de periódicos. Desenvolve diversas atividades: venda de plantas ornamentais, sementes, publicações tecnocientíficas, cursos, estágios, orientação em teses e dissertações, e assessoria a instituições similares e à comunidade.

Av. Miguel Stéfano, 3689, Água Funda, CEP 04301-902
T 5067-6000
www.ibot.sp.gov.br
Visitação: Sede do Instituto: Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
Jardim botânico: Terça a domingo e feriados, das 9h às 17h.
Acesso para pessoas com deficiência locomotora.
Metrô São Judas. Metrô Saúde. Ônibus e estacionamento nas proximidades.

:: voltar

foto