foto

MUSEU DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

No centro da cidade, na Praça da Sé, está localizado o Edifício Sé, sede da Caixa Econômica Federal e também importante ponto cultural. Nele encontram-se um Conjunto Cultural, que promove exposições temporárias de artes visuais, e um Museu, com um acervo que conta a história da Caixa Econômica e da própria economia da cidade, mais de 40 anos de história (1930 a 1970), com alguns registros de documentos do final do século XIX. Fazem parte do Museu: a antiga Sala do Conselho; um painel fotográfico datado de 1925; o mais antigo livro de Atas da Caixa, de 1875; utensílios do Serviço Médico; Sala das Máquinas; o antigo Sistema de Loterias (instalado em 1784 e que em 1962 passou a ser administrado pela Caixa) e a Sala da Presidência, com diversos objetos ligados à evolução histórica da Instituição.

No final da década de 90, após a realização da exposição "Saudade da MPB", que expôs várias peças do Museu Carmen Miranda do Rio de Janeiro, o Museu da Caixa Econômica Federal passou a abrigá-lo, com fotos, documentos, cartazes de época, objetos de uso pessoal, roupas, jóias, quadros retratando Carmen Miranda, além de filmes e vídeos que são projetados aos visitantes.

Além dos museus, o Edifício Sé também merece destaque. Construído há mais de 60 anos pelos engenheiros Albuquerque e Longo, é um dos bons exemplos de arquitetura art-déco em São Paulo. Com acabamentos realizados pelo alunos do Liceu de Artes e Ofícios, o edifício exibe em sua entrada belas colunas negras que contrastam com as escadarias em mármore. Internamente, o edifício ostenta um enorme vitral, concebido por Vitor Brecheret e executado pelo vitralista Zucca, que exalta o progresso e o trabalho.

O Conjunto Cultural da Caixa estende-se à Avenida Paulista, 1842, onde são realizadas mostras ao ar livre e no térreo da Galeria do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2093.

Praça da Sé, 111, 3º andar, Sé, CEP 01001-000
T 3321-4400 / 3107-4098
www.caixacultural.com.br
Visitação: Terça a domingo e feriados, das 9h às 21h. Visitas monitoradas.
Acesso para pessoas com deficiência locomotora.
Metrô Sé. Ônibus e estacionamento nas proximidades.

:: voltar

foto