foto

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA – SEC

O Museu tem por objetivo valorizar a língua como elemento fundamental na composição da cultura e legitimar a língua portuguesa como patrimônio imaterial do país. O espaço que comporta o museu está localizado no prédio histórico que pertence ao século XIX, na Estação da Luz. O prédio centenário foi restaurado e inaugurado em 2 de março de 2006, sendo responsáveis pelo projeto os arquitetos Pedro Mendes da Rocha e Paulo Mendes da Rocha.

O museu está distribuído em três andares repletos de salas de exposições temporárias e a notável Praça da Língua, onde o visitante pode observar o tratamento estético dado à língua portuguesa por escritores e poetas mais importantes como Camões, Fernando Pessoa, Machado de Assis, Vinicius de Moraes, entre outros. Se utilizando de recursos tecnológicos, promove a interação e reflexão dos visitantes, chamando atenção aos diversos padrões de linguagem utilizados em todo o Brasil. Atualmente o Museu da língua portuguesa se destaca entre as instituições mundiais, sendo a primeira a direcionar um acervo ao idioma. Recebe milhões de visitantes anualmente, entre estudantes e estrangeiros de toda a parte do mundo.

Praça da Luz, s/nº, Centro
T 3326-0775 / 3032-2564
museu@museulp.org.br
www.museulinguaportuguesa.org.br
Visitação: Terça das 10h as 22h, com bilheteria até as 21h.
Quarta a domingo, das 10h às 17h.
Visitas monitoradas. Acesso para pessoas com deficiência locomotora. Metrô Luz. Estação de Trem Luz. Ônibus e estacionamento nas proximidades.

:: voltar

foto