foto

MUSEU DOS ÓCULOS GIOCONDA GIANNINI

Criado em 1986 por Miguel Giannini, o Museu dos Óculos, instalado no andar superior de um antigo casarão restaurado do Bexiga, oferece um panorama de sete séculos da história dos óculos. O acervo possui aproximadamente seiscentas peças, das quais duzentas em exposição.

O visitante, ao percorrer este museu voltado a um assunto específico, tem a oportunidade de seguir a evolução da ótica por meio de variados objetos, como pince-nez, lorgnons, lentes, armações, hastes, aparelhos óticos, estojos. Algumas peças merecem destaque, como a réplica dos primeiros óculos descobertos na Alemanha no final do século XIII; as lorgnettes, sofisticação feminina surgida no século XV; hastes fixas, confeccionadas a mão, que apareceram por volta de 1600; a coleção chinesa do século XVIII, com seus estojos de pele de peixe; até, mais recentemente, as armações do início do século, mais leves e elegantes; as dos anos 70, de plástico, enormes, usadas pelos jovens contestadores, lançando a tendência da liberdade absoluta, em voga até os dias de hoje.

Com este panorama o espectador pode acompanhar a evolução da moda e dos costumes, um dos aspectos essenciais para uma melhor compreensão da história.

Rua dos Ingleses, 108, Morro dos Ingleses, CEP 01329-000
T 3149-4000
www.miguelgiannini.com.br
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e sábado, das 9h às 13h.
Acesso para pessoas com deficiência locomotora. Entrada Franca.
Ônibus e estacionamento nas proximidades.

:: voltar

foto