MUSEU HISTÓRICO PROF DR WLADIMIR DA PRÚSSIA GOMES FERRAZ – EPM - UNIFESP

Instalado no edifício da Escola Paulista de Medicina, divide-se em duas partes: uma voltada à história da Escola Paulista de Medicina, desde a sua fundação, em 1933, e outra, a Sala EPM – Xingu, mostra representativa da atuação da Universidade no Parque Nacional do Xingu.

A exposição permanente voltada à história da Escola narra por meio de textos, fotos e documentos originais, a trajetória desta instituição, além de proporcionar reflexão e exame crítico do presente. Paralelamente, há exposições temáticas, sempre renovadas.

A Sala EPM – Xingu foi inaugurada em 1983. 25 painéis fotográficos permitem acompanhar o trabalho da EPM, desde julho de 1965, quando uma equipe médica, a convite de Orlando Villas Boas e coordenada pelo Dr. Roberto Baruzzi, foi ao Parque Indígena do Xingu avaliar as condições de saúde dos indígenas. Programa pioneiro do qual participaram médicos, dentistas, enfermeiros e alunos. Estas fotos focalizam também aspectos da vida destas aldeias, ainda em relativo isolamento.

Há também importantes peças expostas: arcos e flechas, cerâmica, cestaria, colares, objetos variados que, muito bem dispostos, nos dão uma idéia da produção dos 14 povos indígenas representantes das quatro maiores famílias linguísticas do Brasil: Aruaque, Karib, Tupi e Jê, além de uma língua isolada, pertencentes às seguintes etnias: Yawalapiti, Waurá, Weti, Kalapalo, Kuikuro, Mehinako, Nahukuá, Kamaiurá, Matipu, Trumai, Ikpeng, Suiá, Juruna e Kajabi.

Ligado ao Museu há o Arquivo Histórico que preserva e organiza a documentação relativa à história da EPM - Universidade Federal de São Paulo.

Rua Botucatu, 740, Vila Clementino, CEP 04023-900
T 5576-4258 / 5549-7584
mbarros.cehfi@epm.br
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Metrô Santa Cruz. Ônibus e estacionamento nas proximidades.