foto

PLANETÁRIO PROFESSOR ARISTÓTELES ORSINI – SMVMA

Planetários são salas que possuem uma cúpula no teto, na qual a configuração dos astros no céu, em qualquer instante e em qualquer lugar da Terra ou do Sistema Solar, pode ser simulada através de projeção luminosa. Na superfície côncava, imagens são reproduzidas através de um projetor localizado no centro da sala, de modo a simular os astros e seus movimentos, os principais círculos celestes e constelações, além de fenômenos astronômicos como eclipses, rotação de planetas, meteoros etc.

Em grandes centros metropolitanos como São Paulo, em que a observação do céu é obstruída pelos prédios altos, prejudicada pela poluição atmosférica e pela iluminação noturna, planetários constituem ferramenta pedagógica indispensável para o ensino básico da astronomia e para a reflexão da importância da Ciência e da Tecnologia na sociedade e no meio ambiente.

Este Planetário, localizado no Bairro do Ibirapuera, possui um acervo composto por maquetes e aparelhos, que ilustram os diversos fenômenos físicos, mecânicos e celestes. È um interessante passeio recomendado a adultos e crianças que desejam conhecer um pouco sobre o mundo da astronomia.

Ao lado do Planetário está localizada a Escola Municipal de Astrofísica onde são promovidos cursos sobre história da astronomia, astronomia esférica, astronomia geral, movimentos da terra, sistema solar e outros assuntos congêneres.

Av. Pedro Álvares Cabral, portão 10, Moema, CEP 04094-000
T 5575-5425
www.prefeitura.sp.gov.br/planetarios
Visitação: Sábado às 15h, 17h e 19h.
Domingos e feriados às 14h, 16h e 18h.
Visitas monitoradas. Ônibus e estacionamento nas proximidades durante os dias da semana. Nos finais de semana é proibido o estacionamento de automóveis dentro do parque.

:: voltar

foto